O Ratoncito Pérez, um conto de origem espanhola

janeiro 30th, 2012

Mesmo nascida há quase 120 anos, a história do Ratoncito Pérez (ratinho Pérez), um pequeno roedor que, durante a noite, deixava presentes ou moedas em baixo do travesseiro de crianças que tinham perdido um dente, ainda está viva nos dias de hoje na imaginação das crianças.

Este personagem foi criado pelo escritor e jornalista espanhol Luis Coloma em 1894, quando escreveu um conto infantil ao futuro rei Alfonso XIII, na época com 8 anos, ao ter caído um dente do menino. Portanto, o autor teve a ideia de escrever uma história sobre um ratinho que mostrava ao Rei Budi (representação de Alfonso XIII) a miséria na qual viviam as crianças pobres de Madri, aos quais deixava um presente quando lhes caía um dente. Recomendamos a você que leia este conto se estiver aprendendo espanhol em um nível básico.

Doodle Ratoncito Pérez do Google

Doodle Ratoncito Pérez do Google

A tradição do “Ratoncito Pérez” é muito popular na Espanha e na América Latina, embora em outros países o personagem tenha outro nome: “la Petite Souris” (o ratinho) na França, “Topolino” na Itália e, em países anglo-saxões, deixa de ser um ratinho para ser a “fada dos dentes”.

Placa del Ratoncito Pérez en Madrid

Placa del Ratoncito Pérez

Este personagem foi tão importante que o Google criou um Doodle homenageando o ratinho Pérez e seu criador Luis Coloma. Além disso, a história foi levada às telas no ano de 2006 com o filme de animação “Pérez, el ratoncito de tus sueños” (Pérez, o ratinho de seus sonhos). Não obstante, na cidade de Madri existe uma placa de homenagem no local em que Luis Coloma, em sua história, descreveu que vivia este roedor – na rua del Arenal n.º 8. Assim, se você está aprendendo espanhol em Madri, aproxime-se e veja esta curiosa placa.

Imagem doodle Ratoncito. http://bit.ly/wvIGjk

Imagem placa. Jlordovas. http://bit.ly/zKjnB7

One Response to “O Ratoncito Pérez, um conto de origem espanhola”

  1. samueka disse:

    esse um lugar muito bom para se aprender sobre os escritores espanhol

Leave a Reply